O Tradicional Pastel de Nata é uma das sobremesas mais icônicas e apreciadas de Portugal. Com sua casquinha crocante e recheio cremoso de creme de ovos, esse pastel é uma verdadeira delícia para os amantes de doces.
A massa folhada é fina e estaladiça, enquanto o recheio de creme de ovos é macio e levemente caramelizado, resultando em um contraste perfeito de sabores e texturas.
Receita do Pastel de Nata
Ingredientes para o nosso pastel de natas:
- Massa folhada: 600 gramas já pronta
- Ovos: Só vai precisar de 6 gemas
- Açúcar: 120 gramas
- Natas: 3 dl
- Margarina
- Canela q.b. (em pó)
- Formas para empadas
Saiba agora como confeccionar:
Vamos começar por untar as formas das empadas com margarina, e depois passamos para a etapa seguinte. Em seguida, deve estender a massa numa superfície lisa para amolecer um pouco.
A seguir, corte a massa em quadrados de maneira a forrar toda a forma, retirando também o excesso da massa das formas. Enquanto isso, ligue o forno a uma temperatura de 250ºC.
Vamos proceder agora à confeção do creme. Para isso, misture numa panela antiaderente as natas, o açúcar e as gemas. Cozinhe em lume baixo, sempre mexendo até começar a ferver.
Assim que começar a ferver, retire do lume e coloque o creme nas formas. Em seguida, leve ao forno quente por tempo suficiente para que fiquem douradinhos por cima.
Então depois de assados, retire-os do forno e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.
Agora, é ao gosto de cada um comê-los ainda morninhos ou frios. Se gostar, pode polvilhar com canela, que fica bastante bom.