O Doce de figos ao Vinho do Porto é uma indulgência sofisticada que combina a doçura natural dos figos com a riqueza e complexidade do Vinho do Porto.
Resultando numa compota extremamente aromática, pode ser acompanhada com um queijinho fresco e um pão á sua escolha.
Doce de figos ao Vinho do Porto
Ingredientes:
- 1,500 kg de figos frescos
- 500 g de açúcar amarelo
- 250 ml de Vinho do Porto
- 2 paus de canela
- 1 casca de limão
Instruções:
Em primeiro lugar, comece por preparar os frascos onde irá armazenar o seu doce, certificando-se de que estão bem fechados. Em seguida, esterilize esses frascos, colocando-os em água a ferver, escorrendo e deixando-os secar.
Entretanto, lave cuidadosamente os figos e retire a parte superior saliente. Corte-os em quartos e reserve. Leve o Vinho do Porto ao lume, juntamente com o açúcar, os paus de canela e a casca de limão.
Quando a mistura começar a ferver, adicione os figos. Deixe cozinhar em lume médio baixo por cerca de 40 a 50 minutos, mexendo regularmente para garantir uma distribuição homogênea dos sabores.
Quando os figos estiverem macios, retire da panela os paus de canela e também a casca de limão. Use um esmagador de batatas para ajudar a desfazer os figos.
Continue a ferver, mexendo constantemente, até que o doce atinja o ponto de estrada, não muito espesso (quando passa a colher, deixa um rasto).
Retire o doce do lume e preencha os frascos preparados com o doce. Em seguida, feche muito bem os frascos de vidro e vire-os ao contrário, de forma a que a tampa fique virada para baixo.
Deixe-os nesta posição por 24 horas, permitindo que criem vácuo, o que ajudará a conservar o doce por mais tempo.