As farófias tradicionais são uma sobremesa clássica na culinária portuguesa, conhecidas por suas claras em castelo levemente cozidas.
Envoltas em um delicioso leite adoçado, essas farófias conquistam paladares com sua leveza e sabor delicado, proporcionando uma experiência gastronômica única.
Receita Tradicional Portuguesa das Farófias
Ingredientes:
- 4 ovos grandes
- 175g de açúcar em pó
- 1 litro de leite
- Amido de milho (Maizena) 1 colher de sobremesa
- 1 casca de limão
- Canela em pó q.b.
Preparação:
Em primeiro lugar, num tacho largo, coloque o leite, 125g de açúcar em pó e a casquinha de limão. Leve ao lume até começar a ferver, depois reduza o lume ao mínimo.
Em seguida, bata agora as claras em castelo até ficarem bem firmes, adicione os restantes 50 gramas do açúcar e vá a batendo até ficar um merengue fofo e com brilho.
Entretanto, com o auxílio de uma colher, deite colheradas generosas de claras em castelo no leite quente, poucas de cada vez.
Deixe cozer as farófias durante cerca de 5 minutos, virando-as a meio do processo para cozerem de forma uniforme. Em seguida, retire as farófias delicadamente do tacho, escorra-as e coloque-as numa tigela para arrefecerem um pouco.
Enquanto as farófias repousam, misture o amido de milho (Maizena) com as gemas em uma tigela separada. Acrescente a mistura de amido de milho e gemas ao tacho com o leite que ficou na panela.
Leve novamente ao lume e deixe cozinhar, e sempre a mexer, para o creme engrossar e estar com uma consistência cremosa.
Com o creme já pronto, regue generosamente com ele. Finalize polvilhando com a canela as farófias a gosto. Sirva as farófias tradicionais ainda mornas ou frias, para apreciar toda a sua suavidade e sabor inconfundível.